Com ou sem hífen?

Quando devemos ou não colocar hífen nas palavras? Este é um dos erros mais comuns na blogosfera e fora dela.

Na verdade, a forma de saber se uma palavra tem ou não tem hífen é simples: se a colocarmos na negativa, a partícula que é separada com hífen virá para antes do resto da palavra. Vejamos exemplos:

a) Eu disse-te tudo o que havia para dizer. // Eu não te disse tudo o que havia para dizer.
b) Tu disseste tudo o que havia para dizer. // Tu não disseste tudo o que havia para dizer.
c) Ele disse-no-lo. // Ele não no-lo disse.
d) Di-lo-ei. // Não o direi.

Outra forma de saber se se deve ou não colocar o hífen, é vendo se a partícula acerca da qual temos dúvidas desempenha uma diferente função sintáctica na frase. No caso do exemplo a), a partícula "te" desempenha a função de complemento indirecto. Já no exemplo c), a partícula "no" refere-se ao complemento indirecto e está separada com hífen da partícula "lo" porque a última se refere ao complemento directo. No exemplo d), por fim, a partícula "lo" refere-se ao complemento directo.

5 comentários:

  1. não sou a pessoa que segue muito a religião.
    mas opiniões, são opiniões, e há que aceitar isso. a verdade é essa!

    ResponderEliminar
  2. Por acaso se ha algo que tento nao cometer sao erros de lingua portuguesa pois se os faço no blog certamente que vou tambem vou comete-lo nos testes e o meu professor de português de certeza que não irá achar piada a tais erros ortográficos. (:

    ResponderEliminar
  3. Esse truque ajudou-me imenso... já te tinha dito. :)

    ResponderEliminar
  4. adoro este blog! principalmente pq me ajuda um pouco, visto que vou ter de aprender a gramatica portuguesa :o podias ja agora fazer um post a dizer quando é que se usa o "à" ou o "a'" ou o "ha'" etc xD eu no atino com essa porra

    obrigada pelo teu comentario :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se entretanto já o tinhas visto, mas como vi que este comentário ficou por responder, aqui fica: http://seasletrasfalassem.blogspot.pt/2010/02/ah-ha-ou.html

      Eliminar

deixa que falem as tuas letras!