Oh ou Ó?

Na verdade, ambas as formas existem, no entanto, com significados diferentes. O "Oh" expressa admiração, decepção, etc e segue-se sempre de um sinal de pontuação (geralmente vírgula ou ponto de exclamação). Já o "Ó" é invocativo e segue-se sempre de um nome ou de um adjectivo identificativo do nome que invoca.
Por exemplo:

- Oh, que chatice!
- Ó mãe, onde estás?

A expressão "Oh, meu Deus!" mostra uma grande admiração ("meu Deus" aqui serve para reforçar a admiração sugerida por "Oh"). É possível também dizer-se "Ó meu Deus", sendo que neste caso estamos a invocar Deus, seja em acto de prece, oração ou outro semelhante.

17 comentários:

  1. gostei do pequeno texto! qual dos seus blogs é atualizado com mais frequencia flor, pra eu acompanhar melhor?
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. portugues é traiçoeiro! xD Obrigado pelo erro detectado! :D

    ResponderEliminar
  3. obrigada pelo teu comentário.
    tambem ta muito giro. original, sem duvida.

    gosto muito do teu blog.
    keep it up (:

    ResponderEliminar
  4. Tenho a dizer que andam por ai muitas alminhas deviam vir ver este blog! *

    ResponderEliminar
  5. Olha eu entendo e muito bem! Odeio aquilo :x

    ResponderEliminar
  6. Fixe? És das poucas pessoas pessoas que conheço e dizem isso --'
    matemática A, não tenho dom para aquilo !

    ResponderEliminar

deixa que falem as tuas letras!